Filmes que valem a pena | Capitão Fantástico (2016)

Alguns filmes nos fazem nos questionar acerca dos diversos aspectos que nos rondam. Em contrapartida, outros filmes nos fazem sorrir, nos deixam apreensivos e alguns até mesmo podem nos fazer chorar. Capitão Fantástico (Capitain Fantastic), como um conglomerado de vários filmes em um só, provoca ao expectador todas essas emoções.

Dirigido por Matt Ross, o longa nos apresenta uma família diferente, nascida pela união de um homem e uma mulher de personalidades fortes que, decepcionados com o mundo, resolvem criar seus filhos (seis, ao todo) longe da civilização, em uma região dominada pela natureza selvagem (relações com o filme “Na Natureza Selvagem (2007)” não são apenas coincidência). Nesta região paradisíaca, os pais educam seus filhos para que pudessem fortalecer seus corpos e manter suas mentes afiadas por meio de uma rotina de intensos exercícios físicos e estudos e discussões intelectuais.

Os problemas começam quando a mãe, por motivos de saúde, acaba por se distanciar da família quando é internada em um hospital. A partir daí cabe ao capitão e pai de família (Viggo Mortensen) guiar seus filhos em uma jornada de volta à civilização. Jornada esta que acaba por se tornar uma experiência bastante divertida, com direito, inclusive, à um momento musical bastante comovente.

O elenco de Capitão Fantástico é um de seus trunfos. Em nenhum momento, pode ser questionado que os personagens em tela não pertencem à uma família, pois os sentimentos deles flutuam por toda a mise-en-scène. Aliado à uma belíssima e colorida direção de fotografia e um roteiro competente, nos deparamos com uma estória que nos faz ficar com lágrimas nos olhos, ao estabelecer um laço com os personagens e com suas jornadas, além de refletir acerca da importância do trato social com diferentes tipos de pessoas, mesmo as que partilham de culturas diferentes.

Capitão Fantástico é uma obra obrigatória para cinéfilos e também uma ótima experiência para toda a família.


Clique aqui e curta a Quarta Parede no Facebook

Jeziel Bueno

Cineasta independente e amante de filmes e séries. Nutre uma intensa paixão pela habilidade que só o ser humano tem de transmitir os aspectos de sua alma por meio da Arte...