Saiba porque o Gotham Awards 2017 pode ser um dos grandes termômetros para o Oscar 2018

Na semana passada foram revelados os nomeados aos Gotham Awards 2017, dando início a temporada de premiações 2017/2018. A premiação é dedicada ao cinema independente e chegará a sua 27ª edição, cuja cerimônia acontece em 27 de Novembro, em Los Angeles.

O suspense Corra! recebeu quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor Revelação, Melhor Roteiro e Melhor Ator com Daniel Kaluuya. Me Chame Pelo Seu Nome também está no páreo com três nomeações, o que também acontece com The Florida Project, do diretor Sean Baker. Lady Bird Columbus também foram lembrados três vezes cada.

Nas atuações femininas destacam-se as presenças de Saiorse Ronan, por Lady Bird, e Margot Robbie, por I, Tonya. Robert Pattinson aparece nas indicações para Melhor Ator por seu ótimo trabalho em Bom Comportamento, também indicado como Melhor Filme. E se você quer surpresa, veja só: Adam Sandler recebeu uma indicação para a mesma categoria pela sua boa atuação em Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe

Além dos prêmios competitivos, serão entregues prêmios honorários aos atores Nicole Kidman e Dustin Hoffman, a diretora Sofia Coppola, o produtor Jason Blum, o diretor de fotografia Ed Lachman, além do Gotham Humanitarian Tribute para o documentarista Al Gore. O elenco do drama da Netflix Mudbound, da cineasta Dee Rees, também irá receber um prêmio especial. Serão contemplados os atores Carey Mulligan, Garrett Hedlund, Jason Clarke, Jason Mitchell, Rob Morgan e Jonathan Banks. Tal fato também aconteceu em 2016 e 2015, com os elencos de Moonlight e Spotlight.

O já aclamado romance “Me Chame Pelo Seu Nome” recebeu três indicações

Termômetro

Fundada em 1979, o IFP – Independent Filmmaker Project –  é a maior e mais antiga organização sem fins lucrativos dedicada ao cinema independente. Durante seus 39 anos de história, o IFP apoiou mais de 12.000 projetos e ofereceu recursos para mais de 20.000 cineastas. O Gotham Awards é um dos principais prêmios para filmes independentes e representa o início da temporada de prêmios , como a primeira grande cerimônia de premiação da chamada “Awards Season”.

O Gotham Awards pode servir de primeiro termômetro para o Oscar, uma vez que filmes como Moonlight, Spotlight, Birdman e Guerra ao Terror sagraram-se vencedores nas duas premiações, sendo os três primeiros citados os vencedores das três últimas edições do Oscar. Ou seja, de 2014 para cá, o vencedor deste prêmio é considerado também o melhor filme pela Academia de Artes de Ciências Cinematográficas. No entanto, a forma como se dá o processo de nomeação e premiação é bem diferente.

Ao contrário do que acontece no Oscar, onde um grande número de membros participam das nomeações e consequentemente dos votos, nesta premiação os candidatos são selecionados por um número bem reduzido (5 no máximo) de profissionais como críticos cinematográficos, jornalistas, organizadores de festivais e curadores. Júris compostos por escritores, diretores, atores, produtores, editores e outros diretamente envolvidos na produção de filmes determinarão os ganhadores.

A premiação também abre espaço e pode alavancar produções e artistas que por si só dificilmente conseguiriam chegar ao posto de elegível a um prêmio como o Oscar ou até mesmo o Globo de Ouro. São os casos de Brooklin Prince, de apenas 7 anos e que é responsável por uma das melhores e mais tocantes performances deste ano em The Florida Project. Podemos dizer o mesmo de Robert Pattinson, em uma de suas melhores atuações na carreira em Bom Comportamento, e até mesmo sobre a inspirada atuação de James Franco em Artista do Desastre, certamente uma das melhores caracterizações de personagem vistas este ano.  Nota: Os filmes citados foram assistidos no Festival do Rio.

Robert Pattinson concorre ao prêmio de Melhor Ator por “Bom Comportamento”

Veja a lista completa dos indicados:

MELHOR FILME
Me Chame Pelo Seu Nome
The Florida Project
Corra!
Bom Comportamento
I, Tonya

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Ex Libris – The New York Public Library
Rat Film
Strong Island
Whose Streets?
The Work

MELHOR ATOR
Willem Dafoe, The Florida Project
James Franco, Artista do Desastre
Daniel Kaluuya, Corra!
Robert Pattinson, Bom Comportamento
Adam Sandler, Os Meyerowitz: Família não se escolhe
Harry Dean Stanton, Lucky

MELHOR ATRIZ
Melanie Lynskey, Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo
Haley Lu Richardson, Columbus
Margot Robbie, I, Tonya
Saoirse Ronan, Lady Bird
Lois Smith, Marjorie Prime

MELHOR DIRETOR REVELAÇÃO
Maggie Betts, Novitiate
Greta Gerwig, Lady Bird
Kogonada, Columbus
Jordan Peele, Corra!
Joshua Z Weinstein, Menashe

MELHOR ROTEIRO
Doentes de Amor
O Estado das Coisas
Me Chame Pelo Seu Nome
Columbus
Corra!
Lady Bird

MELHOR ATOR/ATRIZ REVELAÇÃO
Mary J. Blige, Mudbound
Timothée Chalamet, Me Chame Pelo Seu Nome
Harris Dickinson, Beach Rats
Kelvin Harrison, Ao Cair da Noite
Brooklynn Prince, The Florida Project

MELHOR NOVA SÉRIE DE LONGA DURAÇÃO
Atlanta
Better Things
Dear White People
Fleabag
Search Party

MELHOR NOVA SÉRIE DE CURTA DURAÇÃO
555
Inconceivable
Junior
Let Me Die a Nun
The Strange Eyes of Dr. Myes


Clique aqui e curta nossa página no Facebook

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...

Deixe seu comentário: