Cinema | Filmes em cartaz: estreias da semana – 20 de Abril

No aquecimento para mais um feriado, além dos filmes que já estão em cartaz, 8 longas chegam aos cinemas brasileiros hoje. Para quem gosta de ficção científica, Vida, com Ryan Reynolds, Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson é uma boa pedida. Também chega por aqui Paterson, com Adam Driver, além do suspense Paixão Obsessiva, com Katherine Heigl e Rosario Dawson. Já na lista dos nacionais, destaque para a cinebiografia de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Joaquim estreia um dia antes do 225º aniversário de sua morte. Confira a lista completa dos filmes em cartaz e as estreias da semana:

GOSTOSAS, LINDAS E SEXIES
Ernani Nunes, Brasil – 2017
Comédia – 110 Min.

No Rio de Janeiro vivem quatro grandes e inseparáveis amigas: Beatriz, Tânia, Ivone e Marilu. Elas vestem manequim plus size e enfrentam todas as aventuras e desencontros amorosos e profissionais que quatro jovens mulheres podem enfrentar na capital carioca, (quase) sempre de bom humor.

JOAQUIM
Marcelo Gomes, Brasil – 2017
Biografia – 97 Min.

Século XVIII. A colônia dos Brasis, parte do Império Português, enfrenta um declínio na produção de ouro. Uma minoria portuguesa governa de forma autoritária e corrupta uma sociedade composta, em sua maioria, por africanos escravizados, indígenas e mestiços. Joaquim é um militar de destaque na captura de contrabandistas de ouro. Ele espera que sua dedicação seja recompensada com uma patente de tenente para que possa comprar a liberdade de Preta, por quem é apaixonado. A promoção nunca chega, ele se desespera. Neste momento, Joaquim é designado para uma arriscada missão: encontrar novas minas de ouro no temido Sertão Proibido. Cumpri-la será a única forma de conseguir sua promoção e a liberdade de sua amada.

O NOVATO
Le Nouveau, Rudi Rosenberg, França – 2017
Comédia – 81 min

Benoit (Réphaël Ghrenassia) tem 14 anos que acabou de se mudar para a cidade de Paris. No novo colégio, as coisas começam mal quando ele passa a sofrer bullying por um grupo de populares arrogantes. Determinado ele decide organizar uma festa, mas apenas três estudantes nerds do colégio aparecem. E se eles formassem a melhor gangue de todas?

O PROFETA DAS ÁGUAS
Leopoldo Nunes, Brasil – 2005
Documentário – 83 Min.

A fronteira entre São Paulo, Minas e Mato Grosso do Sul ganhou a hidrelétrica de Ilha Solteira, que começou a ser construída entre as décadas de 60 e 70 pelos militares. Contra a obra estava o líder religioso Aparecido Galdino Jacintho, conhecido como O Profeta das Águas. Além de pregar, ele tinha como objetivo salvar o rio Paraná. Galdino acabou detido pelo governo da ditadura e foi transferido para um manicômio. Ainda vivo, hoje ele tem mais de 80 anos e continua a profetizar. Documentos de época e arquivos judiciais revelam o que se passou na ocasião e a história do personagem. Pessoas que participam de tudo também dão seu depoimento.

O SONHO DE GRETA
Girl Asleep, Rosemary Myers, Austrália – 2015
Comédia/Fantasia – 77 Min.

Prestes a completar 15 anos, Greta está numa situação difícil: Deslocada em sua nova escola, ela vive num mundo particular. Contra a sua vontade, seus pais organizam uma festa de aniversário para ela. Apavorada com a perspectiva, surge uma situação inesperada que a coloca num mundo paralelo, uma espécie de sonho estranhamente erótico, um pouco violento e completamente absurdo. E é nesse lugar que ela tentará, enfim, encontrar a si mesma. Filme de estreia da diretora australiana Rosemary Myers.

PAIXÃO OBSESSIVA
Unforgettable, Denise Di Novi, EUA – 2017
Drama/Suspense – 100 Min.

Quando o casamento entre David (Geoff Stults) e Tessa (Katherine Heigl) termina, ele fica com a casa e com a guarda da filha pequena. Tessa, furiosa com a situação, descobre que ele já está envolvido com uma nova mulher, Julia (Rosario Dawson), uma vítima de abuso por parte do ex-marido. Enquanto Julia se adapta à vida de madrasta, Tessa bola um plano para sabotar a nova namorada de David e retomar o relacionamento.

PATERSON
Jim Jarmusch, EUA/França/Alemanha – 2016
Drama/Romance – 118 Min.

Paterson é um motorista de ônibus da cidade de Paterson, Nova Jersey — eles têm o mesmo nome. Diariamente, o homem repete uma rotina simples: dirige sua rota, observando a cidade que se revela pela janela e ouvindo fragmentos de conversas que o rodeiam; escreve poesias em um caderno; passeia com o cachorro; para em um bar, bebe uma cerveja e, depois, volta para casa para encontrar a esposa, Laura. Ao contrário do marido, o mundo de Laura está sempre mudando. Ela tem novos sonhos todos os dias. Paterson apoia as ambições dela; ela encoraja o talento dele para a poesia. O filme observa silenciosamente as vitórias e derrotas da vida cotidiana, e a poesia que se evidencia nos pequenos detalhes.


Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...

Deixe seu comentário: