Filmes Good Vibes | Escola de Rock

Filmes Good Vibe são aqueles que divertem mas sobretudo inspiram, passam mensagens positivas, nos encorajam a tomar decisões e seguir adiante, em determinadas situações. Em alguns momentos, caem como uma luva nas nossas vidas, sendo uma das grandes maravilhas que uma obra cinematográfica pode proporcionar.

Escrito por Mick White e dirigido por Richard Linklater, Escola de Rock foi lançado em 2003 e tornou-se um sucesso. Estrelado por Jack Black, o filme mostra a trajetória de Dewey Finn, um cantor e guitarrista de rock que é demitido de sua banda No Vacancy, por mal comportamento. Posteriormente, ele se disfarça como professor substituto em uma prestigiada escola de ensino fundamental.

Sinopse

Quando o desajustado e temperamental roqueiro Dewey Finn é demitido de sua banda e enfrenta problemas como dívidas e depressão, decide aceitar um emprego, se passando por professor substituto em uma rígida escola privada, onde começa a lecionar a partir de um método bem peculiar para os seus alunos. Ele conhece Zack, um prodígio da guitarra, e disposto a vencer uma ” batalha de bandas ” e resolver seus problemas financeiros, resolve formar a banda com seus alunos, retirando do currículo as matérias elementares e implementando o bom e velho Rock and Roll.

A verdade é a seguinte: gostando ou não do gênero musical, devemos admitir que Escola de Rock é um divertidíssimo filme, que de tão despretensioso e leve consegue prender a atenção até mesmo daqueles que não são fãs de rock. E nem de Jack Black, que está longe de ser uma unanimidade mas neste filme, atua em um papel feito sob medida, de forma autêntica e até meio caricaturesca. Para quem não sabe, ele é vocalista e guitarrista  da pitoresca banda Tenancious D. Além disso, o elenco mirim é muito bom e carismático, a química entre eles é o grande diferencial e funciona em todos os momentos.

Jaxk-Black-Dewey-Finn

O enredo segue a estrutura clássica de muitos filmes que já assistimos e é possível identificar momentos que remetem a Um Tira no Jardim de Infância, Sociedade dos Poetas Mortos, entre outros que abordam a relação entre professores (fajutos ou não) e alunos. O ritmo do filme é muito bom, em momento algum ele fica monótono e algo sempre está acontecendo. As sequencias que envolvem as músicas são ótimas e mesmo com o absurdo que é a forma como ele entra na rígida escola, roubando a vaga de seu apático amigo Ned Schneebly, interpretado por Mick White (roteirista que também atua no filme), esta situação acaba ficando em segundo plano, até mesmo pelas pretensões do filme.

Além disso, as subtramas presentes como a da diretora Rosalie Mullins (Joan Cusack) e a relação conturbada entre a namorada chata de Ned (Sarah Silverman) e Dewey são bem pontuais, não se distanciando do enredo principal. O último ato do filme é empolgante e capaz de arrancar vários sorrisos. 

Musical

Desde 2015, um musical inspirado no filme está em cartaz na Broadway, Nova York, e é um dos mais famosos da cidade. Neste ano, uma série de TV nos mesmos moldes do longa estreou na Nickelodeon. Em Outubro ela será exibida no Brasil e em sua primeira temporada conta com 12 episódios voltados para o público infantil.

Reencontro

Escola-de-Rock-2013

Em 2013, os atores se reencontraram com Jack Black no Texas, para assistir o filme e tocar. Para quem se lembra, no final do longa eles fazem uma jam no apartamento de Dewey e essa mesmas músicas são tocadas por eles, já crescidos e o único que parece não ter envelhecido é o excêntrico vocalista. Todas as ex-crianças estiveram presentes: Miranda Cosgrove, Rebecca Brown, Joey Gaydos Jr., Kevin Clark, Robert Tsai, Aleisha LaNae’Allen, Brian Falduto, Caitlin Hale, Jordan-Claire Green e Angelo Massagli. Muitos deles não atuam mais como atores, exercendo outras profissões ou inseridos apenas no meio musical.

Não sei quanto a vocês mas este filme sempre trás aquela sensação boa, nunca é demais assistir essa molecada tocando e de quebra, para quem gosta do bom e velho Rock and Roll, rola aquela homenagem e referências a grandes bandas como Pink Floyd, AD/DC, Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabath. Escola de Rock é um filme Good Vibe, e certeza de rever sempre que acontece aquela zapeada na TV e ele está sendo exibido.

Siga as redes sociais do Quarta Parede, logo abaixo da área de comentários ou no menu à direita!

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...

Deixe seu comentário: