Filmes Good Vibes | Intocáveis

Filmes Good Vibes são aqueles que divertem mas sobretudo inspiram, passam mensagens positivas, nos encorajam a tomar decisões e seguir adiante, em determinadas situações. Em alguns momentos, caem como uma luva nas nossas vidas, sendo uma das grandes maravilhas que uma obra cinematográfica pode proporcionar.

intocaveis-2011-imagens

Lançado em 2011, Intocáveis (Intouchables) é um filme francês dirigido e escrito por Olivier Nakache e Eric Toledano. O longa conta conta a história de dois personagens, Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy). A comédia dramática é baseada em fatos reais, sendo a terceira maior bilheteria da história da França e o filme mais assistido no país em seu ano de lançamento.

Sinopse

Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente de parapente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar como seu cuidador o jovem Driss, que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado e possui diversos problemas comportamentais. Os dois acabam tornando-se amigos e com o passar do tempo, muitas situações inusitadas acontecem, com muita amizade e companheirismo.

Obras que nos remetem a fatos reais costumam a chamar mais atenção, por causa da identificação criada pelos acontecimentos. Com este filme não é diferente, embora existam algumas situações acrescentadas para beneficiar o roteiro que por sinal é bom, assim como a direção e as ótimas interpretações de Omar Sy e François Cluzet. O longa prima por uma simplicidade ímpar e ao mesmo tempo, envolve temas tão complexos como deficiência física, preconceito e inclusão social.

Intocáveis-2011-Quarta-Parede

Muito da história também se trata da oportunidade que pode mudar a vida de uma pessoa. Driss se candidatou a vaga de emprego na mansão de Phillippe apenas para que, com a comprovação da entrevista, pudesse continuar recebendo o seguro-desemprego. Sendo um imigrante senegalês, morador do subúrbio, ex-presidiário e sem qualquer aptidão ou formação para o cargo, ele acaba desenvolvendo de modo bem peculiar uma maneira de trabalhar e cuidar. Muitas barreiras são quebradas e o choque de classes e cultural também é algo explorado.

As situações que eles se envolvem são bastante inusitadas, incluindo uma perseguição policial nas ruas de Paris (fato real mesmo), baseados para aliviar as dores que Philip sente por conta do acidente, mulheres com a descoberta de prazeres não explorados anteriormente e muitas situações cômicas. Entender como funciona a vida de um tetraplégico para um leigo no assunto acaba sendo uma situação de descoberta para o espectador, que não sabe como é este dia a dia, e isso acontece de forma bem natural. Os protagonistas tem uma química incrível, muito carisma e o filme se beneficia bastante dessa dinâmica com cenas simples porém marcantes, como a festa na mansão e a dança de Driss ao som de Earth, Wind & Fire, a brincadeira de barbear e os trejeitos desajeitados do cuidador, no início de sua jornada.

Intocáveis-2011-foto

A inspiração

Na vida real, Phillipe se chama Philippe Pozzo di Borgo e Driss é Abdel Sellou. Abdel, que na verdade é argelino, mora com sua mulher com quem tem três filhos, enquanto Phillipe, que perdeu a esposa três anos após o acidente, casou-se novamente. Os dois, que se conheceram em 1994 e estiveram juntos por 10 anos, continuam amigos e ainda costumam se ver. A história deles já havia sido contada em um documentário lançado em 2003 (À La Vie, À la Mort) e em dois livros que contam a história sob diferentes pontos de vista, um escrito por Borgo (O Segundo Suspiro) e outro por Sellou (Você Mudou a Minha Vida), ambos lançados em 2012.

Caso tenha gostado da dica e for assistir o filme, ou se você já viu, deixe sua opinião aqui em baixo nos comentários!

Siga as redes sociais do Quarta Parede, logo abaixo da área de comentários ou no menu à direita!

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...

3 thoughts on “Filmes Good Vibes | Intocáveis

Deixe seu comentário: