Filmes Good Vibes | Curtindo a Vida Adoidado

Filmes Good Vibes são aqueles que nos divertem mas sobretudo inspiram, passam mensagens positivas, nos encorajam a tomar decisões e seguir adiante, em determinadas situações. Em alguns momentos, caem como uma luva nas nossas vidas, sendo uma das grandes maravilhas que uma obra cinematográfica pode proporcionar.

Há 30 anos estreava nos cinemas o clássico Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off ). O sucesso foi enorme, tanto nas bilheterias quanto na televisão e quem tem mais de 25 anos por exemplo, certamente irá se lembrar desse filme sendo exibido na Sessão da Tarde da TV Globo, por várias e várias vezes.

Dirigido e escrito por John Hughes, o filme teve um orçamento considerado baixo, no valor de $6 milhões e uma bilheteria superior a $70 milhões. Hughes é considerado o mestre os filmes adolescentes dos anos 80, tendo sido responsável pela direção de diversos longas que marcaram essa geração, como por exemplo Mulher nota 1000 (Weird Science ) e Clube dos Cinco (The Breakfast Club)

Curtindo-a-vida-adoidado

O protagonista do filme é Ferris Bueller (Matthew Broderick), um adolescente que já havia faltado nove vezes na escola naquele ano, sendo praticamente um perito no assunto. No começo do filme ele engana os pais mais uma vez, simulando uma doença, tendo o dia livre para fazer o que quiser.

Após convencer o melhor amigo Cameron Fryes (Alan Ruck) a sair de casa, e tirarem a namorada Sloane Peterson (Mia Sara) da escola de uma maneira inusitada,  eles saem pela cidade de Chicago e fazem esse dia ser perfeito: andam na Ferrari do pai de Cameron, almoçam em um restaurante chique, visitam um arranha-céu, vão até o instituto de arte, assistem a um jogo de basebol, entram na piscina e participam de uma Parada Alemã, onde Ferris protagoniza uma das mais icônicas cenas do cinema nos anos 80: Twist and Shout dos Beatles é cantada por ele, em um carro alegórico e a cidade toda dança!

ferris-buellers-day-off-dance

Uma característica marcante do filme é a quebra da quarta parede. Ferris constantemente fala com o espectador e este recurso nos aproxima bastante do protagonista. Há ainda outros momentos muita engraçados no filme, como o estressado e cômico diretor escolar Ed Rooney (Jeffrey Jones) que morre de raiva das mentiras de Ferris e tenta desmascara-lo a qualquer custo, chegando até a tentar invadir a casa do garoto.

A secretaria Grace também é hilária, se intromete no trabalho do chefe e o irrita constantemente. Além disso, Jeanie Bueller (Jennifer Grey) que é irmã de Ferris, sempre aparece mal humorada e com inveja por não conseguir fazer as mesmas coisas que o irmão. O filme ainda possui um clássico pós-créditos que inspirou a mesma cena em Deadpool e uma participação de Charlie Sheen, no começo da carreira.

Em Maio, um grupo de produtores de Chicago, fãs do filme, organizaram um evento batizado de Ferris Fest, e a programação teve como atrações vivenciar todos os passos do garoto, visitando os locais que por onde ele passou e recriando a famosa Parada na Dearborn Street, com direito a Beatles. Além disso, foram feitas exibições do longa e o cenário do quarto de Ferris foi recriado para visitação, incluindo os posteres e o boneco que ronca, que ele utilizou para enganar sua mãe.

Ferris-Bueller-Room-Quarta-Parede

Sendo um filme divertido, Curtindo a Vida Adoidado cativou milhares de fãs por vários anos e certamente é aquele filme pipoca que você, ao zapear os canais da TV vai assistir pelo menos um pedaço. Apesar de ter uma estética bem oitentista, a essência do filme o torna atemporal, por idealizar o desejo de um garoto que tira seu dia folga por conta própria. Quem nunca sonhou ter um day off desses?

Para aqueles que não conhecem (onde você esteve nos ultimos 30 anos?) o filme está disponível na Netflix e você pode assitir agora mesmo. Para quem já assistiu, vale a pena celebrar, fazendo aquela revisita. Come on baby now!


Para acompanhar as publicações do Quarta Parede, siga as nossas redes sociais do blog ou inscreva-se por e-mail para receber notificações de novos posts, logo abaixo da área de comentários ou no menu à direita!

Carioca, apreciador de filmes e séries em tempo integral, quando o Bernardo (filho dele) deixa. Iniciou sua admiração pela sétima arte com os clássicos da sessão da tarde e se apaixonou pelo mundo das séries quando o Voo 815, da Oceanic, caiu misteriosamente em algum lugar no meio do nada...

2 thoughts on “Filmes Good Vibes | Curtindo a Vida Adoidado

Deixe seu comentário: